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Os novos acessos rodoviários na área metropolitana de Lisboa, onde se incluem o alargamento do IC19, a concessão Grande Lisboa, a conclusão da CRIL e do eixo Norte-Sul, representam um investimento de quase 453 milhões de euros.
Destas obras, duas (Eixo Norte - Sul e alargamento do IC 19) estão terminadas e outras duas (concessão rodoviária Grande Lisboa e conclusão da CRIL) estão em fase de conclusão.
De acordo com uma informação divulgada hoje pelo Ministério das Obras Públicas, a conclusão do Eixo Norte-Sul em Outubro de 2007 representou um investimento de 56,4 milhões de euros, enquanto o alargamento de duas para três vias do IC 19, concluído em Outubro de 2008, correspondeu a um investimento estimado de 28,3 milhões de euros.
A concessão rodoviária Grande Lisboa (IC 16 e IC 30), que representa um investimento de 256 milhões de euros, estará concluída a 30 de Setembro deste ano, de acordo com o prazo anunciado hoje pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino, durante uma visita às obras desta concessão rodoviária.
A conclusão do último lanço da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), que liga Pina Manique à Pontinha, numa extensão de 4,5 quilómetros, corresponde a um investimento de 112 milhões de euros.
Este lanço terá abertura faseada a partir de Outubro deste ano, de acordo com a informação divulgada pelo ministério tutelado por Mário Lino.
Estas infra-estruturas estão incluídas no Programa de Novas Acessibilidades a Lisboa, apresentado pelo Governo em Janeiro de 2007.
A concessão rodoviária Grande Lisboa (IC 16 e IC 30) está a cargo do grupo Aernor, que é responsável pela concepção, construção, financiamento, exploração e conservação por um período de 30 anos.
O último lanço da CRIL, o Eixo Norte-Sul e o alargamento do IC19 também serão integrados na concessão rodoviária Grande Lisboa para exploração.
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